sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Os leões





O Leão é o Rei da Selva!
                             
Pegámos num tema. Criámos uma história. Utilizámos fotografias sobre o tema. E, eis que fizemos um  filme.

Mais uma aprendizagem e só precisámos de utilizar uma ferramenta das TIC, o Photo Story.

Banda desenhada



O Dani deu-me flores!

Utilizando o programa "Strip Generator", criámos a nossa banda desenhada com a história da Joaninha que recebeu flores do Dani e ficou tão encantada que ligou à Rita. Aprendemos que este programa é mais uma das ferramentas das TIC que pode ser utilizada de forma lúdica com intencionalidade educativa.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jogo Jclic - Aprender português é fixe!

No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, foi-nos proposto elaborar um trabalho, utilizando o programa informático Jclic. Este trabalho consistiu na construção de uma bateria de jogos com intencionalidade educativa, em que relacionamos a aprendizagem da língua portuguesa com as "As profissões", assim sendo criámos uma ferramenta que é ao mesmo tempo lúdica e educativa.


domingo, 17 de novembro de 2013

A televisão pode ser um recurso educativo



Atividade com a televisão

Programa de televisão: Cuidado com a Língua
Canal: Na RTP 1 aos domingos
Data da emissão do programa escolhido: Episódio nº 8, emitido em 27 de Outubro de 2013 às 10:58
Duração: 10:22 minutos

 Público-alvo: 1º ciclo – 4º ano
  
Descrição do programa

Este programa dá-nos a conhecer melhor a língua portuguesa. O seu autor é o jornalista José Mário Costa, responsável do sítio na Internet Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. O programa também conta com a participação da professora Maria Regina Rocha (consultora linguística) e dos guionistas João Lopes Marques e Paula Campos.
A realização está a cargo de Ricardo Freitas, com a produção, grafismo e edição da produtora “Até ao Fim do Mundo”.
Este episódio conta com a participação dos atores Joaquim Monchique e Diogo Morgado e o tema abordado fala-nos de tipos de pão, sua fabricação e história, expressões linguísticas e erros ortográficos.
  
As atividades propostas
  1. Debate
Primeiramente mandar como trabalho de casa de fim de semana, as crianças visionarem o programa. Na segunda-feira seguinte promover um debate em que cada uma das crianças descreve a sua própria aprendizagem, uma vez que o programa ensina diversas formas de linguagem como: “expressões populares”, “linguagem corrente tradicional”, “concordâncias”, “erros ortográficos”, “sentidos figurados”, “história” e “diversos tipos de pão”. Com este debate pretendemos promover a espontaneidade imaginativa da criança, o discurso oral narrativo, o debate entre as crianças. A troca de ideias e a consolidação de uma ideia final de modo a desenvolver o seu espírito crítico e cooperativo.

  1. Ficha de Língua Portuguesa
Seguidamente como segunda atividade pedíamos para fazerem uma ficha onde colocávamos algumas perguntas para responderem por escrito no caderno como:
- Como se faz o pão?
- Que tipos de pão conhecem?
- A história da broa.
- Expressões populares utilizando o pão em sentido figurado.
- Quais os erros ortográficos indicados no programa

Estas atividades conseguem englobar os conteúdos educativos propostos pela escola de uma forma lúdica e pedagógica que parte do uso da televisão.
Na nossa opinião, a televisão direcionada para programas com intencionalidade educativa e orientada por o adulto pode ser um complemento à escola na formação educativa da criança.



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Reflexão sobre as TIC na EDUCAÇÃO

As TIC na Educação

A segunda atividade que desenvolvemos foi uma reflexão sobre a intencionalidade educativa das TIC e a sua utilização como ferramenta educativa.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Descrição do trabalho

Caça Letras
O nosso reflexão sobre o jogo "Caça Letras", começou pela escolha de um jogo apresentado como "educativo" que depois analisámos. Desta análise resultaram algumas conclusões indicadoras de que o jogo não tinha a intencionalidade educativa a que se propunha porque a sua construção carecia de conteúdo educativo.
Neste trabalho de reflexão apoiamo-nos em textos retirados do projeto SACAUSEF (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação) do Ministério da Educação e Ciência.
Na realidade existe muito material disponível na internet, publicitado como material com intencionalidade educativa de apoio ao estudo e à formação mas carece de conteúdo educativo efetivo.
Seria do interesse da comunidade educadora que este suposto material educador fosse avaliado e certificado por Professores que em paralelo poderiam utiliza-lo como ferramenta de suporte na apresentação das matérias em ambiente escolar.

Reflexão sobre a utilização educativa do jogo

Reflexão Crítica do jogo

Uma das atividades que desenvolvemos foi a escolha de um jogo online e a análise da sua intencionalidade educativa que nos levou a fazer uma reflexão.
O jogo por que optámos foi o "Pesca Letras".

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Definição de Blogue

Segundo Maria João Gomes, um blogue é uma página web na qual as pessoas podem comunicar através de mensagens com opiniões, comentários, experiências, conhecimentos, utilizando pequenos textos, imagens, links. A página está permanentemente a ser atualizada com novos “posts” e apresenta-se por ordem cronológica.
  



Utilizações educativas que os professores fazem nos blogues

Os professores e os alunos usam os blogues focalizados em temáticas onde expressão opiniões, conhecimentos, experiências e até mesmo publicar trabalhos.
Os blogues promovem um maior contato entre o professor e o aluno através das suas comunicações mantendo sempre a informação atualizada e permitindo que os alunos tenham novas tarefas e mais informação.
Podemos portanto considerar os blogues como uma ferramenta de suporte ao estudo.
Nas palavras de Gomes (2005:311) (…) a blogosfera educacional é cada vez mais transversal aos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior



Bibliografia

Gomes, M. J. (s.d.). Blogues escolares: quando e porquê? Centro de competencias CRIE da ESE de Setúbal: Universidade do Minho.
Gomes, M. J. (Novembro 2005). VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05. Leiria, Portugal.