sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Descrição do trabalho

Caça Letras
O nosso reflexão sobre o jogo "Caça Letras", começou pela escolha de um jogo apresentado como "educativo" que depois analisámos. Desta análise resultaram algumas conclusões indicadoras de que o jogo não tinha a intencionalidade educativa a que se propunha porque a sua construção carecia de conteúdo educativo.
Neste trabalho de reflexão apoiamo-nos em textos retirados do projeto SACAUSEF (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação) do Ministério da Educação e Ciência.
Na realidade existe muito material disponível na internet, publicitado como material com intencionalidade educativa de apoio ao estudo e à formação mas carece de conteúdo educativo efetivo.
Seria do interesse da comunidade educadora que este suposto material educador fosse avaliado e certificado por Professores que em paralelo poderiam utiliza-lo como ferramenta de suporte na apresentação das matérias em ambiente escolar.

Reflexão sobre a utilização educativa do jogo

Reflexão Crítica do jogo

Uma das atividades que desenvolvemos foi a escolha de um jogo online e a análise da sua intencionalidade educativa que nos levou a fazer uma reflexão.
O jogo por que optámos foi o "Pesca Letras".

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Definição de Blogue

Segundo Maria João Gomes, um blogue é uma página web na qual as pessoas podem comunicar através de mensagens com opiniões, comentários, experiências, conhecimentos, utilizando pequenos textos, imagens, links. A página está permanentemente a ser atualizada com novos “posts” e apresenta-se por ordem cronológica.
  



Utilizações educativas que os professores fazem nos blogues

Os professores e os alunos usam os blogues focalizados em temáticas onde expressão opiniões, conhecimentos, experiências e até mesmo publicar trabalhos.
Os blogues promovem um maior contato entre o professor e o aluno através das suas comunicações mantendo sempre a informação atualizada e permitindo que os alunos tenham novas tarefas e mais informação.
Podemos portanto considerar os blogues como uma ferramenta de suporte ao estudo.
Nas palavras de Gomes (2005:311) (…) a blogosfera educacional é cada vez mais transversal aos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior



Bibliografia

Gomes, M. J. (s.d.). Blogues escolares: quando e porquê? Centro de competencias CRIE da ESE de Setúbal: Universidade do Minho.
Gomes, M. J. (Novembro 2005). VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05. Leiria, Portugal.