O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (Jean Piaget)
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Reflexão sobre a utilização educativa do jogo
Uma das atividades que desenvolvemos foi a escolha de um jogo online e a análise da sua intencionalidade educativa que nos levou a fazer uma reflexão.
O jogo por que optámos foi o "Pesca Letras".
O jogo "Pesca Letras" tem como principal objetivo procurar as letras certas para constituir uma palavra. Essa palavra terá de corresponder à imagem que será apresentada no decorrer do jogo. Ao lermos a vossa reflexão e ao analisarmos o respetivo jogo, observámos que apresenta aspetos positivos e negativos. Apresentamos alguns aspetos negativos que não referiram na vossa reflexão. Inicialmente, observámos que o jogo não apresenta instruções. A criança é direcionada imediatamente para jogar sem perceber no que o jogo consiste. Deparámos que não existe nenhuma opção para parar o jogo e retomar sem ter de iniciá-lo novamente, sem ter de perder os pontos. O tempo de espera para que surga a letra certa correspondente à palavra é demasiado grande, promovendo, assim, desinteresse pelo jogo. Por último, concordamos com a opinião de que existem imagens que, por vezes, não são esclarecedoras quanto ao seu significado. Concordamos, também, com o facto do jogo ser bastante monótono e do grau de dificuldade não aumentar. Apesar disso, concluímos que este jogo possui alguns aspetos positivos que não mencionaram na vossa reflexão, tais como ser visualmente atrativo por possuir cores vivas e imagens com um tamanho razoavelmente grande, permitindo uma perceção clara da imagem; e possuir um áudio interativo que é diferente consoante a resposta certa ou errada.
Caras alunas, valorizo a pesquisa de artigos que fizeram que veio a enriquecer a vossa reflexão. No entanto, sugiro que revejam a bibliografia, porque não segue as normas da APA. O artigo de Barbosa, que suponho ser este: http://www.fatece.edu.br/revista/perspectivas/volume2/pdf/Priscila%20Alves%20Barbosa%20e%20Priscila%20Ligab%C3%B3%20Murarolli.pdf deve aparecer na bibliografia do seguinte modo: Barbosa, P. A.; Murarolli, P.L. (2013). “Jogos e novas tecnologias na educação”. Perspectivas em Ciências Tecnológicas, 2(2), 39-48. Consultada em http://www.fatece.edu.br/revista/perspectivas/volume2/pdf/Priscila%20Alves%20Barbosa%20e%20Priscila%20Ligab%C3%B3%20Murarolli.pdf- Cumprimentos Rosário
O jogo "Pesca Letras" tem como principal objetivo procurar as letras certas para constituir uma palavra. Essa palavra terá de corresponder à imagem que será apresentada no decorrer do jogo.
ResponderEliminarAo lermos a vossa reflexão e ao analisarmos o respetivo jogo, observámos que apresenta aspetos positivos e negativos. Apresentamos alguns aspetos negativos que não referiram na vossa reflexão. Inicialmente, observámos que o jogo não apresenta instruções. A criança é direcionada imediatamente para jogar sem perceber no que o jogo consiste. Deparámos que não existe nenhuma opção para parar o jogo e retomar sem ter de iniciá-lo novamente, sem ter de perder os pontos. O tempo de espera para que surga a letra certa correspondente à palavra é demasiado grande, promovendo, assim, desinteresse pelo jogo. Por último, concordamos com a opinião de que existem imagens que, por vezes, não são esclarecedoras quanto ao seu significado. Concordamos, também, com o facto do jogo ser bastante monótono e do grau de dificuldade não aumentar. Apesar disso, concluímos que este jogo possui alguns aspetos positivos que não mencionaram na vossa reflexão, tais como ser visualmente atrativo por possuir cores vivas e imagens com um tamanho razoavelmente grande, permitindo uma perceção clara da imagem; e possuir um áudio interativo que é diferente consoante a resposta certa ou errada.
Caras alunas,
ResponderEliminarvalorizo a pesquisa de artigos que fizeram que veio a enriquecer a vossa reflexão. No entanto, sugiro que revejam a bibliografia, porque não segue as normas da APA. O artigo de Barbosa, que suponho ser este: http://www.fatece.edu.br/revista/perspectivas/volume2/pdf/Priscila%20Alves%20Barbosa%20e%20Priscila%20Ligab%C3%B3%20Murarolli.pdf
deve aparecer na bibliografia do seguinte modo:
Barbosa, P. A.; Murarolli, P.L. (2013). “Jogos e novas tecnologias na educação”. Perspectivas em Ciências Tecnológicas, 2(2), 39-48. Consultada em http://www.fatece.edu.br/revista/perspectivas/volume2/pdf/Priscila%20Alves%20Barbosa%20e%20Priscila%20Ligab%C3%B3%20Murarolli.pdf-
Cumprimentos
Rosário